(11) 3846-7555 contato@celeritinvest.com.br

Entrevista com Fernanda Pinheiro, sócia-diretora da Celerit Invest. 

Quais são os principais desafios para uma startup obter apoio de um investidor? 
Boas ideias surgem o tempo todo, mas é preciso muito mais do que isso. É necessário ter um plano bem defifinido em relação ao que a startup vai apresentar de solução ao mercado. Também é preciso ter uma boa equipe, assim como ter planejamento sustentável de todas as etapas do projeto, principalmente em tecnologia, gestão e controle financeiro.

Quais segmentos de tecnologia são mais promissores em 2021?
Acredito que as maiores possibilidades estão nos segmentos relacionados à Inteligência Artifificial direcionados à experiência do consumidor, às Healthtechs com inovação em saúde e às Cleantechs, dedicadas a soluções de tecnologia limpa que usam a inovação para reduzir os impactos ambientais negativos.

Com o crescimento do número de startups tanto no Brasil quanto no exterior, como você enxerga o futuro delas? Esse modelo de negócios continuará em crescimento ou acredita que isso é passageiro?
Acredito que o modelo de negócios das startups veio para fificar. O Brasil está se tornando cada vez mais maduro em termos legislativos, jurídicos e de financiamento desse tipo de empresas. Um bom exemplo é a criação do Marco legal das startups, que visa a desburocratização e maior inclusão dessas empresas, o que irá gerar maior estabilidade das startups e, certamente, impactará positivamente no cenário socioeconômico do país.

Na sua visão, o que faz com que boa parte das startups não atinjam o seu primeiro ano de vida?
Na maioria das vezes, o insucesso está relacionado à gestão desorganizada e ao crescimento mal planejado, o que torna o projeto fifinanceiramente insustentável. Vale a pena olhar para os unicórnios, que são grandes exemplos de sucesso: eles têm alguns pontos em comum que contribuíram para um crescimento sustentável do negócio. Entre esses aspectos estão um bom time, foco na tecnologia, redução de custos desnecessários, boa gestão fifinanceira e a criação de serviços que resolvem problemas reais e agregam muito valor à sociedade.

Artigos relacionados

Private Equity: uma oportunidade para você crescer sua empresa
por Celerit Invest em 22/02/2021
Private Equity: uma oportunidade para você crescer sua empresa
As empresas mais inovadoras do Brasil
por Celerit Invest em 22/02/2021
As empresas mais inovadoras do Brasil

Contato

Entre em contato conosco e venha fazer parte da nossa história

  • Rua Prof. Atílio Innocenti, 474
    Cj. 104 A - Vila Conceição,
    04538-001 - São Paulo - SP

  • (11) 3846-7555

  • contato@celeritinvest.com.br