(11) 3846-7555 contato@celeritinvest.com.br

Private Equity pode ser uma oportunidade para a sua empresa. Entenda o que é e se você está preparado para dar esse passo.

Deu no jornal: fundos de private equity estão em busca de empresas como a sua – tamanho médio e com potencial de crescimento para investir. A informação é de uma matéria publicada no início do mês (julho/2015) no jornal Valor Econômico, que traz uma apuração sobre o perfil de empresa que alguns fundos de investimento estão buscando.

De acordo com a reportagem, no atual cenário de crise e escassez de recursos, PMEs se tornaram um alvo em potencial para fundos de private equity pelo seu maior potencial de ganhos em processos de consolidação e melhoria operacional em relação às empresas maiores, que já possuem uma gestão profissionalizada.

Afinal, o que é Private Equity?

Bom, a notícia mencionada acima animou? Então, você deve estar se perguntando o que é isso exatamente. Em linhas gerais, trata-se de uma modalidade de investimento que surgiu nos EUA por volta dos anos 80, em que uma gestora – empresa que administra investimentos – compra uma parte de determinada empresa, se tornando uma sócia do negócio, com o objetivo de alavancar seus resultados para aumentar o valor da companhia. Esse fundo lucra ao vender a parte que lhe pertence do negócio – depois de contribuir para sua valorização.

E quando falamos em contribuir para a sua valorização, estamos falando em participação ativa na gestão e administração da empresa. Em geral, o Private Equity é uma modalidade destinada a empresas que já tenham faturamento, empresas de porte médio, e que tenham boa capacidade de crescimento. Muitas vezes, esse investimento antecede a entrada dessas empresas na bolsa, onde as ações, valorizadas, podem ser negociadas em condições melhores.

Neste vídeo (em inglês) , disponibilizado no site da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital, Carlos Eduardo Guillaume comenta como os fundos de Private Equity estão também de olho em PMEs. “Nos perguntamos que empresas estão oferecendo soluções que transformam o seu mercado”, afirma.

Qual a diferença entre Private Equity e Venture Capital?

Investimentos de Venture Capital, basicamente, são destinados a startups, empresas que estão começando suas operações, recém-saídas do forno. Empresas com alto potencial de crescimento, é verdade, mas que ainda estejam no comecinho de suas atividades.

Já o Private Equity, como falamos anteriormente, é uma modalidade de investimento voltada a empesas de médio porte, com alto potencial de crescimento, mas já com faturamento substancioso e mercado consolidado.

 

Leia a matéria completa no site

Fonte: https://endeavor.org.br/dinheiro/private-equity/

Artigos relacionados

O olhar de quem investe
por Celerit Invest em 22/02/2021
O olhar de quem investe
As empresas mais inovadoras do Brasil
por Celerit Invest em 22/02/2021
As empresas mais inovadoras do Brasil

Contato

Entre em contato conosco e venha fazer parte da nossa história

  • Rua Prof. Atílio Innocenti, 474
    Cj. 104 A - Vila Conceição,
    04538-001 - São Paulo - SP

  • (11) 3846-7555

  • contato@celeritinvest.com.br