(11) 3846-7555 contato@celeritinvest.com.br

Sobre a gestão do ecossistema de inovação, Oliveira Júnior ressalta que “a inovação não é mais algo que se consegue controlar e desenvolver apenas internamente. É preciso ter relacionamento com startups, universidades, centros de pesquisas e ter flexibilidade para fazer alianças estratégicas e parcerias com outras empresas (eventualmente, até concorrentes), além de fornecedores e clientes”. Ser uma indústria 4.0 significa incorporar inteligência artificial, machine learning, data science e realidade aumentada com aplicação em qualquer setor da economia. “Hoje estamos trabalhando projetos de agro 4.0, hospital 4.0 e começamos agora um projeto para a Fapesp que é o Amazônia 4.0, no qual buscamos modelos alternativos, tecnológicos e sustentáveis de desenvolvimento de uma bioeconomia baseada na floresta em pé”, afirma.

Outros critérios também entram na conta. “Inovação, a partir da realidade que vemos hoje, deve ter três eixos: qual o impacto dos produtos para o planeta; se a forma como são produzidos é inclusiva; e qual é a sua visão de longo prazo”, diz Carolina da Costa, professora de inovação e pensamento crítico da escola de negócios Insper e sócia da Mauá Capital. “Se gênero, raça, condição socioeconômica, impacto no planeta e novas formas de produção não estiverem na agenda de uma empresa, não adianta saber o quanto ela é desenvolvida tecnologicamente – porque ela não vai usar a tecnologia a serviço dessa agenda de transformação para um capitalismo de longo prazo.”

Por esses critérios, são inovadoras as empresas que cuidam de suas cadeias de produção e que trabalham a questão da economia circular, a redução de carbono, o melhor uso de matérias-primas, que sejam inclusivas, dando espaço para pequenos produtores e para pequenos negócios, de forma a gerar empregos e fazer a economia girar com múltiplos atores.

“Ser inovador é se adiantar, é olhar na frente e entender as dores da sociedade para que eu cumpra meu papel social como empresa. Mesmo que eu estabeleça que como empresa meu papel social seja apenas empregar. Mesmo que seja só isso, ainda assim eu preciso empregar com inclusão, com responsabilidade, com diversidade, com consciência”, completa Carolina.

Fonte: https://forbes.com.br/listas/2021/01/as-empresas-mais-inovadoras-do-brasil-2/ 

Veja, no link, as empresas mais inovadoras do Brasil:

Artigos relacionados

O olhar de quem investe
por Celerit Invest em 22/02/2021
O olhar de quem investe
Private Equity: uma oportunidade para você crescer sua empresa
por Celerit Invest em 22/02/2021
Private Equity: uma oportunidade para você crescer sua empresa

Contato

Entre em contato conosco e venha fazer parte da nossa história

  • Rua Prof. Atílio Innocenti, 474
    Cj. 104 A - Vila Conceição,
    04538-001 - São Paulo - SP

  • (11) 3846-7555

  • contato@celeritinvest.com.br